segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cartaz - definição

Na publicidade, o cartaz constitui-se em peça indispensável. Sua liberdade criativa possibilita uma gama extraordinária de composições gráficas, com abordagens que vão da abstração ao figurativo. Não raro, o cartaz apresenta uma sugestiva mensagem textual e iconográfica, com tendência clara ao humor, causando empatia com o espectador e estimulando sua percepção.

O cartaz pode ser confeccionado em vários formatos para ser afixado em diversos suportes: na vidraça de uma vitrina, no muro, na parede interna de um prédio, num painel de rua; pode ser produzido para uma folha de papel assim como para muitas folhas interligadas, a exemplo do outdoor. A localização do cartaz pode se dar em locais restritos, para um público dirigido, bem como em locais de grande movimento, para atingir um público amplo.

Outdoorsão cartazes de grandes dimensões afixados em suportes construídos especialmente para recebê-los, em locais pré-determinados. São renovados periodicamente e dirigidos a um grande público. Dessa forma, são colocados em locais de intenso movimento, como estradas, grandes avenidas e cruzamentos urbanos. São impressos em partes; no padrão brasileiro, são divididos em 32 folhas, que ocupam um painel de 27m2 (3x9m).

Objetivos do cartaz – de acordo com sua natureza, o cartaz pode ter os seguintes objetivos:

Anunciar - de caráter comercial, apresenta um novo produto, estimula o consumo.

Informar – traz novas informações, essenciais para o conhecimento do público, a exemplo de mudança de horário de funcionamento, aviso de cancelamento ou adiamento etc.

Orientar – servem para direcionar o público, como os que indicam as seções de uma loja.

Ensinar – didáticos ou ilustrativos de palestras e aulas. São peças muito utilizadas na apresentação de trabalhos em congressos e eventos do tipo.

Formar – massificam um conhecimento ou informação, promovem a unanimidade, atuando na formação da opinião pública. São próprios das campanhas educativas de saúde e esportes, religiosas, cívicas e políticas.

Classificação dos cartazes – de acordo com os objetivos vistos, o cartaz pode ser promocional, publicitário ou educativo.

Promocional – procura promover um produto ou atrair a atenção do público para determinados aspectos, como promoções ou liquidações. Em geral é afixado no próprio local de venda. Por seu imediatismo, muitas vezes tem sua produção artesanal, sendo renovado em curtos períodos ou de acordo com a ocasião.  Os cartazes promocionais são os utensílios preferidos para reforçar as vendas em determinados períodos do ano e datas comemorativas.

Publicitário – de elaboração complexa e sofisticada, é dirigido ao consumidor com forte apelo imagético e textual. Em geral é veiculado fora do local de venda e apresenta a imagem do produto. Por outro lado, o cartaz institucional, que visa fixar ou divulgar a imagem de uma empresa ou entidade pública, pode também ser considerado como um cartaz publicitário.

Educativo – cartazes usados em academias e escolas com o objetivo de esclarecer conteúdos didáticos e tornar fácil a apreensão de novos conceitos. Neste item, podemos considerar também os cartazes com objetivos de conscientização, como as campanhas de saúde, de esporte e turismos, desde que tenham um caráter didático.

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