terça-feira, 11 de novembro de 2008

Elementos visuais do cartaz - Texto

Elementos visuais são todos os recursos utilizados na elaboração de cartazes que assegurem a realização dos objetivos planejados. Os principais recursos são: texto, ilustração e cor. O domínio de conhecimento sobre os elementos e a forma de utilizá-los serão determinantes para que o programador gráfico alcance as melhores soluções. Contudo, nem sempre são usados todos os elementos ao mesmo tempo, podendo alguns ser dispensados de acordo com o objetivo do cartaz.

Texto

O texto deve sintetizar e dizer em poucas palavras a mensagem do cartaz. Forma, com a ilustração e a cor, um conjunto para tornar clara a mensagem. Em alguns casos pode mesmo dispensar a ilustração, funcionando como elemento básico.
O texto no cartaz possui algumas características e hierarquias, que ajudam a transmitir a mensagem de forma completa e eficaz. O texto pode ser constituído de:

Título – introdução à mensagem.
Subtítulo – complemento do título.
Texto principal – mensagem do cartaz.
Texto secundário – complemento do texto principal.
Slogan – frase de efeito.
Crédito – identificação e endereço de quem emite a mensagem. Pode vir acompanhado de logotipo, marca ou sigla da empresa.

Fontes – ou tipos de letras. O produtor gráfico deve conhecer as várias famílias de letras e suas derivações, tarefa facilitada pelos recursos da informática. Conhecer com precisão o público a quem se dirige, as regras de composição e os tipos de letra é fundamental para a eficiência do texto no cartaz.

Os alfabetos ocidentais derivam do romano clássico, caracterizado pela apresentação de serifas – traço transversal na extremidade das hastes. São sete os principais grupos ou famílias de letras:

Romanas – Pela facilidade de leitura que oferecem, são as mais utilizadas na composição de textos gráficos para fins editoriais e publicitários. Além das serifas, intercalam hastes largas e estreitas.
Ex. A B C D E a b c d e (Times New Roman, normal, corpo 24)

Latinas – Derivações das romanas, conta com novos tipos, a exemplo de Didot (francesa), Bodoni (italiana), Moderna (inglesa), Normandie (italiana) e Pristille (inglesa).
A B C D E a b c d e (Modern nº 20, normal, 24)

Góticas – Por apresentar um traço muito rebuscado, geram dificuldade de leitura se aplicadas em textos longos. São muito utilizadas em temas religiosos ou históricos; aparecem com freqüência em cartões de festas, diplomas e textos referentes a antiguidades.
A B C D E a b c d e (Diploma, normal, 24)

Egípcias – Caracterizam-se por possuir serifas quadradas e muito pesadas.
A B C D E a b c d e (HumstSlab712 Blk BT, normal, 24)

Grotescas – Não possuem serifas e são muito usadas em mensagens comuns. Alguns livros são editados com este tipo de letra.
A B C D E a b c d e (Futura, normal, 24)

Inglesas – Segue o padrão da escrita manuscrita.
A B C D E a b c d e (English, normal, 24)

Ornamentais (ou de fantasia) – Tem o elemento decorativo sua principal característica, não constituindo uma única família. É a recriação de qualquer tipo básico.
A B C D E a b c d e (Arábia, negrito, 24)
A B C D E a b c d e (Bauhaus, negrito, 24)
A B C D E a b c d e (Comics Sans, normal, 24)
A B C D E a b c d e (Arriba, normal, 24)

As famílias de tipos variam conforme a época e o autor, marcando, por vezes, um período histórico. A cada dia são criados novos tipos, de acordo com as necessidades de comunicação e propostas estéticas, sendo disponibilizados uma quantidade enorme em vários programas gráficos de computadores.

A criação de um tipo de letra exige bom domínio de geometria e observação de regras para uma melhor harmonia visual. A composição de um letreiro vai depender do desenho individual da letra, mas, sobretudo, de quanto a estética do conjunto puder harmonizar as formas e os espaços em branco (dentro e fora das letras). Um letreiro precisa de equilíbrio e arte para ser atraente, desde que prevaleça a legibilidade para que cumpra totalmente sua função de comunicar.

Estilo do tipo - Com relação à proporção dos tipos, as letras podem ser Estreitas, Médias ou Largas:
A A A

Quanto ao estilo, a fonte pode ser Roman (ou normal), Itálico, Sublinhado, Negrito e Negrito Itálico.
A A A Normal, itálico, normal sublinhado
A A A Negrito, negrito itálico, negrito sublinhado

Quando a letra é colocada sobre um fundo escuro sofre uma inversão e chama-se vazada:
ABCDE

Composição – O texto, ou blocos de textos, deve ser visto como um todo, formando uma mancha gráfica na composição do cartaz. A forma como se dispõe o texto influi diretamente na inter-relação com as imagens e cores.
Quanto ao alinhamento, o texto pode ser justificado, marginado à esquerda, marginado à direita, centralizado, irregular ou escalonado.

O amor tem feito coisas,
que até mesmo Deus duvida
(justificado)

O amor
tem feito coisas,
que até mesmo
Deus duvida
(marginado à esquerda)

O amor
tem feito coisas
Que até mesmo
Deus duvida
(marginado à direita)

O amor
tem feito coisas,
que até mesmo
Deus duvida
(centralizado)

O amor
tem feito coisas
Que até mesmo
Deus duvida
(irregular)


A melhor maneira de aplicação destes formatos vai depender de sua disposição no cartaz e da inserção dos outros elementos – ilustrações, cores, texturas e grafismos. O tipo de letra deve combinar com a mensagem do cartaz, com suas características históricas, origens e outros fatores.
Um texto longo é geralmente alinhado à esquerda ou justificado, para facilitar a leitura. Embora a mancha gráfica do texto deva estar de acordo com a composição do cartaz, ele possui liberdade própria. Num cartaz simétrico, o texto pode vir alinhado à esquerda ou à direita. Num cartaz assimétrico, o texto pode apresentar-se justificado ou centralizado, ou seja, simétrico.

Efeitos visuais – Servem para destacar determinada área ou palavra, com efeito gráfico que reforce seu conteúdo ou mensagem. Uma palavra-chave ganha força e projeção quando aplicado o efeito adequado, como sobras, perspectivas, filetes, tarjas, inversões ou mesmo figuras geométricas. As histórias em quadrinhos utilizam muitos desses efeitos para dar ênfase às onomatopéias. A aplicação de arte às letras pode resultar efeitos emocionais e valorizar a mensagem.
A (sombra) A (contorno) A (relevo) A (baixo relevo)

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Referência:
Manual do Cartazista. Rio de Janeiro: SENAC, DN, Divisão de Formação Profissional, 1982.
Rosa, Velcy Soutier da. Letras & Cartazes, 2ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

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